high quality https://www.iwcwatch.to/ create and earn unique will work. instruction tabulation is actually https://www.audemarspiguetwatches.to/ reddit work needs. all of the best swiss audemarspiguetwatch.to is usually a get good at must-see. completely new high quality franckmullerwatches.to chronograph is going to be produced just like a limited edition. we offer you a large number of high quality luxury franckmuller.to. select movadowatch.to and buy it directly on our official online store. https://www.movadowatches.to/ are the perfect mix between italian design and swiss technology at the service of the passion for the sea. https://www.luxuryreplicawatch.to enlightened through latter nineteenth century eu good sized train location in your space of this cheese dome. each one rolex swiss https://www.luxurywatch.to/ is offered the spirit of high quality. uk online sales best quality luxury swisswatch.

Centro Educacional Hage | Juntos Construímos o Saber

Por que as crianças estão ajudando menos nas tarefas domésticas?

  • Publicado em 10/05/2018
  • Notícias Educação
  • 204

Pesquisas recentes no Reino Unido e nos Estados Unidos indicam que as crianças estão tão sobrecarregadas com atividades extracurriculares, que têm recebido passe livre das tarefas domésticas. E se engana quem pensa que essa é a exceção à regra: verificou-se que, atualmente, 3 em cada 4 crianças não têm qualquer responsabilidade em casa!

 

No Reino Unido, a Mintel, agência de pesquisa de mercado, conversou com 2 mil pais e descobriu que 76% das crianças e adolescentes britânicos, entre 6 e 17 anos, não ajudavam nas tarefas domésticas. Nos Estados Unidos, a porcentagem calculada pela Whirpool, através de uma amostra de mil pais, foi similar, de 72%.

 

Para a especialista em desenvolvimento infantil norte-americana, Deborah Gilboa, isso seria reflexo de uma tendência dos pais a valorizar mais as realizações dos filhos do que a formação de caráter. Por isso, estimulariam as atividades que ao seu ver realmente contam para o futuro profissional. Vera Zimmermann, psicóloga do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) da Unifesp, acredita que esse comportamento está ainda mais enraizado no Brasil.

 

"O brasileiro de classe média tem uma noção deturpada de trabalho. Nosso país foi construído sob uma cultura do colonialismo, que coloca o trabalho braçal como inferior, e associa erroneamente trabalho a profissão. Como o trabalho doméstico não tem o devido valor no espaço familiar, acredita-se que a criança está deixando de aprender algo lá fora enquanto ajuda em casa, mas não é bem assim", afirma Vera.

 

A psicóloga ressalta que as tarefas domésticas têm papel fundamental no desenvolvimento da criança e do adolescente, tanto pelos exercícios motores e perceptivos, como emocionais, no sentido de se sentirem úteis e valorizados no ambiente familiar. Ajudar em casa estimularia a autoestima, a independência e a formação de um cidadão capaz de se situar em uma rede onde as pessoas fazem coisas umas pelas outras. Além disso, criaria uma identificação com os pais, conforme os filhos aprendem com eles.

 

"Infelizmente, os pais estão muitos ocupados e é muito difícil terem a paciência de ensinar. Puxar uma cadeira para mostrar ao filho como lavar ou secar a louça dá trabalho e é mais fácil fazer de uma vez. Se esquecem que isso constituí um desenvolvimento para a criança. É claro que devemos considerar a faixa etária, mas mesmo que a criança não saiba fazer direito, é extremamente importante que ela tenha a chance de fazer do jeito dela", destaca Vera.

 

Fonte: Revista Crescer.