Ontem, 2 de abril, foi dedicado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o qual foi decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008. Esta data serve para conscientizar a população sobre o Autismo, esclarecendo dúvidas e diminuindo o preconceito.
Com isso, quais são os desafios e possibilidades do Autismo na educação infantil?
Cada vez mais, a comunidade científica nos presenteia com novas descobertas sobre o Autismo. Sabe-se, porém, que ao se tratar de diversidade humana, e neste caso, do Autismo, os desafios são muitos; desafios instigantes que nos levam para o caminho das possibilidades.
Numa era em que algumas escolas querem “retroceder” posicionando-se contra a obrigatoriedade de alunos com deficiência nos espaços escolares, é preciso evoluir. E só é possível evoluir quando se está disposto a aprender mais e mais sobre o tema.
Muitas dúvidas cercam esta temática, vamos esclarecer algumas delas. Começaremos por pensar em como o professor pode atuar ou se relacionar com um aluno que tem Autismo. Entretanto, o que segue abaixo está longe de uma receita ou de um passo a passo, já que estamos falando de pessoas: o que funciona para uma, pode não dar certo para outra.
Como tratar um aluno com Autismo?
É importante ressaltar que não existe um único método mais eficaz: o melhor método é sempre aquele que funciona!
Fonte: Eduqa.me