Quando a semana de provas é anunciada, a rotina muda e o comportamento das crianças também, tornando o papel dos pais de suma importância no momento de lidar com esse período. A forma como é feito a cobrança, pode ser crucial para o seu filho na hora de encarar as provas, tornando assim, o apoio e a paciência um fator importante. Aqui vão algumas dicas para lidar com a ansiedade dos pequenos no período de provas.
1- Não sobrevalorize a importância de um teste!
Lide com naturalidade a situação. O dia ou a semana de provas, não tem de ser algo especial, isso só aumentará a pressão.
2- Ouça!
Se o seu filho estiver muito preocupado, escute com atenção o que ele diz. Não desvalorize o que ele sente, mas vá assegurando que é normal e que a ansiedade passará.
3- Compartilhe a sua experiência!
Perante a ansiedade do seu filho, partilhe também as suas experiências na infância e quando adulto. Quem melhor do que os pais para mostrar que todos passamos por esses momentos?
4- Ofereça a sua ajuda!
Se ofereça para ouvir o que ele sabe sobre a matéria, para falar sobre o tema e para lhe explicar o que está aprendendo.
5- Deixe claro que um teste não determina o valor de ninguém!
Retire o peso da nota de um teste, assegure ao seu filho que só o seu esforço já é muito importante.
6- Certifique-se que há tempo de lazer!
Se o seu filho não se lembrar, terão que ser o pais a introduzir as pausas no estudo: brincar, descontrair, estar com os amigos, jogar, fazer uma atividade em família.
7- Incentive o esforço!
Se a ansiedade faz seu filho evitar estudar, ajude-o um pouco mais, sem criticar, mas o apoiando seja qual for o resultado.
8- Seja apoiador!
Nunca deixe de dizer o quanto gosta do seu filho e quanto o apoia em tudo. Esteja presente, ele sempre saberá que pode contar com você.
Com informações da Oficina de Psicologia.